quinta-feira, 22 de junho de 2017

Destreino - em quantos dias perco o rendimento?

Foto: Ativo*

Todo corredor, por mais disciplinado que seja, vez ou outra acaba passando por um perĂ­odo sem treinos, seja por conta de viagens, contratempos, agenda apertada ou atĂ© mesmo lesões. Nesse perĂ­odo sem treinos surgem duas dĂºvidas muito comuns: Com esses dias sem treinos serĂ¡ que perco o meu rendimento? Consigo recuperar rĂ¡pido ou preciso “remar” tudo de novo?

Para nĂ³s corredores, a sensaĂ§Ă£o Ă© de que pular um dia de treino jĂ¡ Ă© o suficiente para a nossa performance diminuir uns 50%, ou mais. Mas a verdade Ă© um pouco mais favorĂ¡vel do que pensamos. Ainda assim, Ă© muito difĂ­cil passar um nĂºmero mĂ¡gico de dias ou semanas, afinal, um organismo Ă© diferente do outro, reagindo assim de maneira diferente tanto na intensidade das atividades, quanto nos perĂ­odos sem treinos, outro ponto a ser considerado Ă© o nĂ­vel de treinamento de cada atleta, quanto mais tempo de treino a pessoa tem, menor se torna o impacto do destreino.

Durante muito anos e ainda hoje, o destreino Ă© um assunto muito estudado e debatido no mundo do esporte e apesar de nĂ£o existir um consenso sobre isso, boa parte dos estudos acreditam que as perdas de performance mais significativas “ocorrem entre a segunda e a quarta semana de destreinamento, que podem voltar prĂ³ximo aos valores prĂ©-treinamento dentro de 4 a 8 semanas de destreinamento”¹.

Assim como o progresso do corpo no treino Ă© gradativo, o regresso no destreino tambĂ©m Ă© gradativo e o primeiro a sofrer suas consequĂªncias Ă© a sua capacidade respiratĂ³ria, que tem o consumo de oxigĂªnio dificultado e a quantidade de Ă¡cido lĂ¡tico produzido, podendo assim ocasionar numa sensaĂ§Ă£o de cansaço maior. Na sequĂªncia vem a perda de capacidade cardiovascular e outra “coisa que começa a ser afetada sĂ£o os mĂºsculos (o processo de perda de massa magra inicia) e a sua força e flexibilidade jĂ¡ que o corpo começa o processo de atrofia muscular”². 

Apesar de tudo isso ser um pouco assustador, o lado bom da histĂ³ria esta na volta aos treinos. Graças Ă  memĂ³ria muscular, a readaptaĂ§Ă£o na volta aos treinos costuma ser muito mais rĂ¡pido do que na primeira vez. Por mais que o organismo perca uma porcentagem da sua performance, ele nĂ£o esquece por completo aquilo que esteve acostumado por muito tempo.

Com isso, podemos perceber que tudo o que fazemos em excesso Ă© prejudicial, seja exercĂ­cios ou descanso. O ideal, sempre, Ă© achar o ponto de equilĂ­brio entre treinos, competições e descanso, salvo, obviamente, em situações como doenças e lesões. 

___________________
ReferĂªncias:

*Foto: https://www.ativo.com/corrida-de-rua/treinamento-de-corrida/voce-conhece-os-efeitos-do-destreino/
2 - http://corracomigo.com/condicionamento_fisico_da_corrida/ 
http://www.minhavida.com.br/fitness/materias/17223-corpo-ja-sente-prejuizos-apos-10-dias-sem-treino
http://www.treinomestre.com.br/posso-ficar-quantos-dias-sem-treinar-sem-que-o-progresso-seja-afetado/
http://www.carrijo.com.br/saude-bem-estar/artigos-sobre-corrida/treinamento-a-realidade-do-destreinamento/

Nenhum comentĂ¡rio:

Postar um comentĂ¡rio