Os músculos da corrida


Costumamos dizer, que quem corre pela primeira vez, descobre músculos que nem sabia que existia, nem para que existia. Mas e você, sabe quais músculos são trabalhados durante a corrida? Ou qual a função deles?

O nosso corpo, conta com mais de 600 músculos, com tamanhos e funções diversificadas e boa parte desses músculos, são utilizados durante a corrida, alguns com mais intensidade que outros, mas todos com funções específicas. 

Os músculos envolvidos na corrida, podem ser divididos basicamente em três grupos: os músculos dos membros inferiores, os músculos do tórax e por fim, os músculos dos membros superiores.

Como todos já sabem, os membros inferiores são os mais exigidos durante a corrida e para isso contam com uma série de músculos, desde os músculos dos pés, que tem como principal função estabilizar toda a articulação do tornozelo e auxiliar na absorção do impacto, até os músculos da coxa e do quadril, que têm a função de estabilizar os joelhos e auxiliar na flexão do quadril, a fim de evitar a sobrecarga nos mesmos. Entre os principais músculos desse grupo podemos citar:
  • Quadríceps (músculo anterior da coxa) – É o principal membro de apoio e se contrai para impedir o choque, faz o movimento de extensão, voltado para a impulsão e mantém o posicionamento do joelho durante o ato de tração do membro inferior sobre o solo; 
  • Reto femoral – É um dos quatro músculos que compõe o quadríceps, junto com o vasto medial, vasto lateral e vasto intermediário, além das funções do quadríceps, o reto femoral auxilia na flexão da coxa; 
  • Grande glúteo – Um dos principais músculos para o apoio, auxilia na extensão da coxa, ajuda a manter o tronco ereto e reforça as articulações do quadril e joelho; 
  • Bíceps femoral – Juntamente com outros dois músculos, o semimembranoso e o semitendinoso, fazem a flexão e extensão da perna; 
  • Panturrilha – Uma de suas principais funções, é a de “bombear o sangue dos membros inferiores de volta para o músculo cardíaco¹”. 
Os músculos do tórax, são responsáveis por dar equilíbrio ao corpo e entre eles, os principais são:
  • Abdominais – Responsável pela estabilização do tronco e pela diminuição da carga e impacto na coluna vertebral. O reto abdominal, é a parte mais exigida do abdômen durante a corrida, além dele, os oblíquos externos e internos exercem grande papel, principalmente na estabilização durante o movimento. 
  • Dorsais – Junto aos músculos abdominais, formam o tão conhecido core e possui a mesma função de estabilizar o corpo e diminuir a carga e impacto na coluna vertebral. 
Por sua vez, os músculos dos membros superiores também exercem papel importante durante a corrida, apesar de muitos desconhecerem tal informação. Os músculos deste membro têm papel fundamental na biomecânica da corrida, além de auxiliar o corpo na distribuição da força. Quando não bem preparados e fortalecidos, o atleta pode acabar impondo mais energia do que o necessário para a execução da atividade, resultando assim, em maior fadiga e possíveis lesões. Os músculos mais exigidos deste grupo são:
  • Deltóide (ombro) – O deltóide anterior e posterior fazem o movimento do pêndulo, para frente e para trás, ajudando assim a dar maior equilíbrio ao corpo; 
  • Bíceps – Junto com o braqueal anterior, fazem a flexão do braço, que aprimorará o pêndulo realizado pelos deltóides. 
Esses, são apenas alguns dos muitos músculos exigidos durante a corrida e ter o conhecimento de sua existência e função, se torna importante para passarmos a dar mais atenção e preparo para os mesmos.

Assim como os treinamentos, acompanhamento profissional, alimentação, hidratação, etc., o bom fortalecimento de todos esses músculos pode ser um grande diferencial, trazendo melhores resultados e desempenhos, além de se tornarem menos suscetíveis à lesões. 

_______________________________________
Referências:

1 - https://www.ativo.com/fitness/treinamento-fitness/musculo-a-musculo-fortalecimento-da-panturrilha/

http://www.jmaratona.com/2008/05/os-msculos-da-corrida.html

https://www.ativo.com/corrida-de-rua/iniciantes/a-importancia-dos-musculos-na-corrida/

http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2014/09/quais-os-musculos-mais-usados-na-hora-de-correr-ortopedista-mostra.html

http://balance.pt/1185-os-abdominais-e-a-corrida

Nenhum comentário:

Postar um comentário