Respeite seus limites

Fonte: Corpo a corpo ¹


A corrida nos traz diversos ensinamentos, os quais podemos e devemos aplicar no nosso dia a dia. Talvez um dos principais ensinamentos seja quanto aos nossos sonhos, metas para alcanรงรก-los e limites. Devemos sempre cultivar sonhos e criar metas para atingi-los, mas tambรฉm รฉ preciso buscar reconhecer os nossos limites, atรฉ onde podemos e conseguimos chegar, quando precisamos ir com mais calma. Nem sempre chegar ao nosso limite quer dizer desistir dos planos ou dos sonhos, mas talvez buscar outras opรงรตes, outros caminhos, outras maneiras de se chegar ao tรฃo sonhado objetivo. 

Acredito que dessa mesma forma รฉ a corrida, o desejo de todos, ou quase todos, os corredores, amadores ou profissionais, รฉ aumentar cada vez mais a distรขncia que percorre, ou entรฃo diminuir gradativamente o seu tempo em uma determinada distรขncia ou prova. Todos nรณs somos capazes de realizar tal feito, mas para isso, รฉ necessรกrio muito esforรงo, dedicaรงรฃo, forรงa de vontade, empenho e preferencialmente um acompanhamento profissional. 

Nรฃo podemos, jamais, fazer os nossos planos, realizar os nossos treinos e planejar nossas corridas baseados nos limites de outra pessoa, simplesmente porque deu certo para ela. Todos nรณs somos diferentes, nรฃo sรณ fisicamente, mas tambรฉm no que diz respeito ร  saรบde, resistรชncia fรญsica, dores, emoรงรตes, etc., cada um reage de uma forma a determinada aรงรฃo, cada organismo responde de um jeito a um determinado esforรงo, no entanto cada um de nรณs temos um limite diferente. Por isso, independente de que tipo de corredor vocรช se considera, รฉ preciso, acima de tudo, reconhecer e aprender a respeitar os seus prรณprios limites, aprender a estabelecer metas possรญveis para o seu estado atual de treinamento. 

Muitos tem o desejo de correr uma meia maratona, uma maratona ou atรฉ mesmo uma ultramaratona, mas ao menos conseguem correr 10 km. Nรฃo se deve desistir desses sonhos, mas รฉ preciso reconhecer o seu estado atual e estabelecer metas menores, atรฉ enfim, conseguir alcanรงar o objetivo final. Como diz uma famosa frase de Buda “toda caminhada comeรงa com um simples passo”. 


Thiago Lima



1 - Disponรญvรฉl em: <http://corpoacorpo.uol.com.br/categoria.php?dir=blogs/clube-da-corrida&pagina=4>. Acessado em 03 de fevereiro de 2016

Nenhum comentรกrio:

Postar um comentรกrio